Mindfulness

Shape-19-copy-21

Nosso objetivo é apresentar o uso de Mindfulness como ferramenta psicoterapêutica, através dos avanços da ciência, envolvendo o universo Mindfulness.

Mindfulness é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não-julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos da vida.

Jon Kabat-Zinn é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental.  Um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness. 

Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. A simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress.

Mindfulness oferece uma nova interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil.

É estar sobre controle das reações e escolhas, uma maneira de viver e enfrentar a vida permitindo realizar desafios e demandas do dia a dia no trabalho, na vida pessoal e até mesmo lidar com dor crônica stress e depressão.

A metodologia mindfulness tem como base a abordagem na aceitação da experiência vivenciada e não na reação experiência em si.

Aceitando as condições naturais da vida criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Para fazermos isso precisamos aprender a estar conscientes e atentos as nossas respostas e reações que é o que propõe os práticas em mindfulness.

Uma prática que integra mente-corpo permite que as pessoas mudem a maneira que elas experiênciam seu modo de vida no dia a dia, mudando a maneira que elas pensam e sentem sobre as próprias experiências. A prática em si exige disciplina e perseverança especialmente no mundo de hoje onde a impressão que se tem é que é difícil em qualquer circunstância.

Na velocidade do mundo atual, cada vez mais estamos desconectados de si mesmos, cheio de tarefas, obrigações, responsabilidades e pressões com todas estas características do mundo atual levam as pessoas a um constante sentimento de introspecção e opressão característico do considerado mal do século.

Com isso perdemos um tempo precioso na vida, levando a ficarmos enclausurados a pensamentos negativos e ansiosos afetando nosso bem-estar nosso sossego, deixando-nos sobrecarregados com exaustão e muitas vezes ansioso e depressivo.

A prática e treinamento em Mindfulness propõe uma conexão consigo mesmo, aumentando a consciência e atenção sobre os atos, mudando a maneira como agimos, vivemos e nos relacionamos.

Mindfulness tem como objetivo aumentar o estado de estar consciente e atento as experiências vividas, o aqui e agora. Um propósito assumido de reconhecer e aceitar a realidade como ela for, sem a crítica emocional, distorções mentais ou reagindo de maneira automática.

Quando nossa atenção está destreinada a tendência é de buscar mais experiências positivas e evitar o que é experienciado como negativo.

Não há como evitar as sensações negativas, pois elas estão presentes na vida sendo parte inerente dela, essa busca automática e inconsciente pela sensação de prazer e felicidade, pode criar um estado persistente de infelicidade ou estresse na relação em como as coisas são de verdade.

Geralmente nossos pensamentos divagam de maneira livre entre o passado e o futuro, muitas vezes ficando presas a sentimentos de preocupação futura, remoendo situações passadas, sentimento de culpa entre outros.

O objetivo dos programas de Mindfulness é liberar as pessoas do condicionamento automático dos padrões mentais (cognitivos).

A proposta da meditação Mindfulness é nos libertar do padrão de respostas automáticas que fazemos sem estarmos atentos. Propiciando com que fiquemos mais atentos e conscientes dos hábitos que determinam nossa maneira de se comportar e de se relacionar com o mundo.

Exercícios de meditação permitem que possamos fazer uma relação entre nossos pensamos, emoções e opiniões de maneira mais flexível e racional.

A prática através do treino intencional da atenção permite que possamos usar determinadas técnicas para nos mantermos centrados e focados, direcionando a consciência de que pensamentos, emoções e respostas corporais muitas vezes são ativados de modo inconsciente através da maneira natural da nossa mente operar através de pensamentos incessantes muitas vezes remoendo situações do passado ou projeções futuras.

Mindfulness proporciona mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados dando a oportunidade de começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação, através de uma série de exercícios que ajudam a realizar.

Mindfulness nos ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que frequentemente faz parte do nosso dia a dia. Olhar e ver as mesmas coisas de uma maneira diferente, uma atitude que leva a a apreciação das simples coisas da vida. Este modelo de vida, em Mindfulness não nos ensina a evitar as situações e sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento independente de vivenciarmos sensações de prazer ou desprazer.

 

Nosso objetivo é apresentar o uso de Mindfulness como ferramenta psicoterapêutica, através dos avanços da ciência, envolvendo o universo Mindfulness.

Seja Bem Vindo (a)